- Área: 11232 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Philippe Ruault
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Platô Etampes com amplas vistas da paisagem natural e rural do entorno, o novo Colégio Nelson Mandela é o primeiro edifício na área construída de Paris visível da planície de Beauce.
O edifício está na fronteira entre as duas regiões e é considerado uma paisagem construída. A maneira que este edifício-paisagem está inserido no terreno se mistura com a implementação de estratégias ambientais, arquitetônicas e de engenharia.
Rigorosos requisitos ambientais impuseram um edifício com posicionamento e forma otimizada. Em sua posição central no centro do terreno, o edifício está recuado de seus limites, e portanto, melhor se relaciona com as residências do entorno e com as amplas vistas do vale. Esta posição negocia e otimiza a implantação da escola em uma depressão natural do terreno, possibilitando acesso em dois níveis. Este pavimento semi-enterrado aumenta a inércia do edifício e deixa a fachada norte com um pavimento a menos que a fachada sul. Preenchendo todo o comprimento do terreno significa que a maior parte das fachadas do edifício estão nas orientações norte e sul.
A grande compacidade da escola é um elemento chave deste projeto. Este edifício altamente compacto está ao redor de pátios internos que proporcionam ventilação e iluminação natural para todas as áreas. Essa forma eficiente e funcional alcança a configuração otimizada dos espaços e suas áreas respectivas, que traduzem em termos concretos na economia bruta de 823 m² em conformidade com o programa e as áreas utilizáveis. Ele evita os contratempos desnecessários dos antigos projetos em diversos níveis, com preferência sobre a fachada de linhas fluidas contínuas, conferindo à escola um perfil invulgarmente móvel.
O empilhamento de todos os programas em uma forma compacta e eficiente leva à uma concentração racional de fluxos de circulação para um núcleo vertical reunindo todos os níveis internos e externos no coração do Colégio. No lado sul, a partir da entrada da escola, o playground leva ao hall e às áreas de estar. No lado norte, as áreas de esportes externos e de serviço diretamente mas de maneira diferente estendem ou alimentam as salas de esporte e de oficinas.
O segundo pavimento abriga todas as unidades de ensino em salas que são ventiladas naturalmente. Essas áreas possuem um sistema de pré-aquecimento externo reforçado por uma parede revestida no lado externo com painéis solares e chaminés de ventilação cujas altas silhuetas se vêm presente na paisagem dos jardins verdes. Em cada pavimento, foi feito um trabalho preciso no projeto do seccionamento da fachada para o pátio a fim de aliviar os fluxos de circulação em áreas onde muitos estudantes se reúnem ao mesmo tempo.
Ainda do lado externo, as linhas descontínuas da fachada produzem efeitos de brilho adotando as cores e atmosferas da paisagem natural e construída do entorno.